Eu não acredito em igreja emergente

A uns meses atrás eu escrevi falando que eu não acreditava em igreja underground, e pra falar a verdade meu pensamento ainda não mudou, fui levado a crer também que eu não acredito em igreja emergente, para aqueles que não sabem igreja emergente é um termo semelhante ao termo reforma. Não há unidade teológica, como não havia entre os diferentes movimentos reformadores protestantes.

Algumas pessoas concordam com a reforma, eu também concordo, porém o que eu posso fazer qual e minha parte nesse historia? O que me deixa triste nessa paranóia de igreja emergente é o desejo de mostrar que é emergente, o desejo de mostrar inconscientemente que existem meios de montar uma igreja reformada que seja diferente de uma maneira cool. Se você pegar os capítulos iniciais do livro “The Great Giveaway: Reclaiming the Mission of the Church from Big Business, Parachurch Organizations, Psychotherapy, Consumer Capitalism, and Other Modern Maladies” de David Fitch você vai entender que pensar em formas de ver saúde ou êxito de uma igreja local em vez de enfatizar igrejas grandes, ele mostra porque devemos pensar em “igrejas mais fiéis” em vez de as igrejas ficar buscando ser fábricas de produção de “conversões” em série essas igrejas deveriam ser comunidades locais que demonstram com formas práticas vidas de discípulos transformadas. Isso é um pensamento emergente? Não!!!!! Isso é a bíblia!!! Cara criamos rótulos para tudo e quando deixamos de estudar e viver a bíblia para começar a pensar algo novo através de livros corremos o risco de estar anunciando e fazendo as boas novas de Mclarens, Mcmanus, Bells, e outros que inspiram muitos a se tornarem emergentes e seguirem formulas novas para modificar a igreja adormecida no Brasil. Eu não acredito na igreja emergente como eu não acredito na igreja underground eu acredito com todo meu coração na igreja de Jesus Cristo, aquela igreja totalmente espontânea criativa inspiradora missional que faz o seu papel de anunciar as boas novas da maneira que deve ser, sem a nessessiade de eu deixar uma historia aqui no Brasil até porque se eu começo a deixar minha historia a historia de Jesus Cristo fica pra segundo plano.

Não acredito que pessoas que fazem coisas pra Deus devam dar credito a um nome “fiz isso porque sou emergente” cara isso é tosco demais, quando o Spencer Burke esteve na 242 ele contou que “Em um dia, a comunidade dele estava sendo expulsa de um parque por causa da interação deles com os mendigos. ‘Vocês não podem dar comida aos mendigos aqui; precisam de uma permissão’, falou o policial. Ele respondeu, ‘Nós não estamos alimentando os mendigos. Nós estamos fazendo um piquenique. Nós estamos comendo com eles.’” Cara imagina se isso não é o exemplo de ser um discípulo de Deus? Pra que então tentar fazer coisas grandes pra deixar uma historia maior do que a que Deus que para nós?

O que mais me preocupa no fato de pessoas se tornarem “emergentes” é o fato delas não terem equilíbrio sobre o bem e o mal. Coisas que antes de você não ser emergente era profano, hoje deixou de ser, não que seja, mas a falta de equilíbrio é algo que pode transformar um “pensador emergente” num herege de marca maior comparado a Darwin deixando ele apenas com um pensamento de tentar mudar não aquele pensamento de orar e mudar.

Tony Jones disse pelo Emergent Village algo gostosinho: “Não existe nada do tipo ‘essas são as crenças dos emergentes (ponha seu nominho aqui)’”. Para mim isto mostrar claramente uma característica do movimento emergente: a aparente ausência de crenças. Isso cai dentro do emergente e dentro das igrejas normais e até mesmo para a bíblia, quantas pessoas emergentes que acha que fazer certas coisas como, por exemplo, orar ou ter uma vida de oração não é cool, prefiro ficar lendo ou estudando ou pensando.

Eu não acredito em igreja emergente, nem líder emergente, nem comunidades emergentes, eu acredito em pessoas, igrejas, comunidade, que queira realmente fazer mais do que simplesmente louvar, cantar, pregar, dizer que O Brasil é do Senhor Jesus, cara ser de Cristo é bem mais do que isso. O centro da vontade de Deus é o lugar mais perigoso do universo e por isso eu não quero gastar meus dias correndo da vontade de Deus nem muito menos pensando lendo pegando formular, livros de fora e tentando brincar com pessoas sinceras que querem apenas IDE. Aliais pra aqueles que querem se tornar emergentes, o termo já morreu, está fora de moda, foi pra marte, já era, lá fora alguns dos principais pastores criativos já deixaram de usar o termo “emergente” e evoluíram o pensamento.

Eu acredito apenas em uma igreja que é a igreja de Jesus Cristo, onde fazemos coisas realmente apalpáveis coisas que pessoas possam tocar e sentir beneficiadas. Desculpem a todos os emergentes, agora são dois grupos que podem ou não me odiar, os emergente e os undergrouds.

Posts Relacionados

Carregando…

Espalhe:
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • email
  • FriendFeed
  • Live
  • MySpace
  • Technorati
  • PDF
  • Twitter
This entry was posted in Acho que tudo and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

29 Comments

  1. Posted July 3, 2008 at 12:09 pm | Permalink

    Jota, falou tudo! Vemos na história da igreja que sempre que começa-se uma “revolução” no modo de ser igreja, infelizmente, incorre-se sempre no mesmo erro… os nomes começam a ter maior visibilidade que o próprio Cristo, as classificações entram em vigor, começa-se a separar os de cá dos de lá! E aquilo que começou bem, termina uma “merda” (com licença da palavra)… “Sois tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, quereis agora, pela carne, chegar à perfeição? Foi em vão que experimentastes coisas tão grandiosas? Parece que foi mesmo em vão!” Gálatas 3
    Oro a Deus para que a igreja, por fim, aprenda com os erros do passado… e não criemos novas cercas que separam pessoas de pessoas! E não nos apeguemos aos títulos, aos termos ou às características! Isso seria mesquinho e muito pobre da nossa parte!!! Se começamos pelo Espírito, esforcemo-nos para continuar com Ele!!!

    Abraços!!!

  2. Posted July 3, 2008 at 1:21 pm | Permalink

    Cara…talvez a palavra “emergente” tenha virado cool como você disse, e eu concordo, e hoje não signifique mais nada. E nem acho que deva significar algo.

    Porém, acho que isso não invalida o fato de que existe uma mudança cultural ocorrendo no mundo e isso afeta toda a nossa forma de enxergar a Biblia. Na verdade ela sempre foi a mesma mas, como diz o Spencer, a lente que usamos para enxergá-la precisa ser mudada.

    O que quero dizer é que “igreja emergente” talvez seja a modinha mais recente, mais ou menos como tem sido moda criticar as denominações que nos apresentaram Cristo, mas existe uma cultura pós-moderna surgindo, uma cultura emergente, fruto da internet, do aquecimento global, da “falência” do modelo capitalista americano, da globalização, e de outras questões mundiais que afetam nossa vida querendo ou não.

    Sobre a frase de Tony Jones, eu acho que o entendo. Acredito que ele quis dizer que não existem regras, métodos ou padrões para “ser emergente”, mas creio que ele não se referiu a crença na Biblia. Até porque a palavra que deu origem a tradução “crenças” talvez tenha sido “beliefs” que está mais para “aquilo que nós acreditamos” (deu no mesmo?? rs), como uma instituição.

    Porém a questão dos nomes sobressaírem ao de Cristo faz todo o sentido. E o texto de Galatas 3 que o Mendanha postou não dá espaço pra eu acrescentar mais nada.

    Em suma, não acredito em igreja emergente também, como não acredito em igreja missional, ou em igreja orgânica, simples, nos lares, etc. Acredito em Deus e na sua Palavra, e isso pra mim já é coisa suficiente para acreditar.

  3. Rafael Triboli
    Posted July 3, 2008 at 1:50 pm | Permalink

    mto bom o texto,

    abraços

  4. Posted July 3, 2008 at 3:27 pm | Permalink

    Uma vez postei no meu blog que precisávamos de uma nova reforma e logo após conheci pessoas na vida real e cibernética que tinham mais ou menos o mesmo pensamento, até que um dia um amigo me falou o seguinte: não precisamos de uma nova reforma, a reforma já foi feita.
    Gostei bastante do post. Realmente, tentamos ser muito revolucionários e acabamos esquecendo a essência.
    Que Deus continue abençoando você.

  5. fq
    Posted July 3, 2008 at 11:08 pm | Permalink

    depois eu q as vezes pareço o sandro falando
    rs

  6. Posted July 4, 2008 at 3:08 pm | Permalink

    ficou uma coisa martelando em minha cabeça:
    porque existe tanta necessidade em ser cool?
    porque tanta necessidade de colocar uma capa
    moderna pra fazer as mesmas coisas que um
    ‘não moderno’ faz, como orar e ler a bíblia? se
    isso é a base de ser cristão, porque precisamos
    de nomes diferentes, se a essência é (ou deveria
    ser) a mesma? ser humano é complicado demais…

  7. Posted July 4, 2008 at 9:47 pm | Permalink

    Jota amei o texto, mt sincero e cheio de verdades. Cheguei a citar um trecho no meu blog e mandar o link para o seu.

    Abraços
    Fique na GRAÇA!

  8. Valmar Pingo
    Posted July 5, 2008 at 10:54 am | Permalink

    Veio! Te amo sabia. O Reino precisa de uns caras tipo vc. Pode crer! assino em baixo de tuas palavras q nao sao suas…mas sim Daquele q te colocou na missão!!! Tem q ter coragem para pregar a Verdade.
    Mas vc sabe q muitas ig. ditas undergrounds e/ou emergentes, nao se consideram assim, são as outras igrejas q as denominam com esses termos.
    Suas palavras são fortes e sobrias. Parabens! Deus te abençoe!
    Conto com vc em SP, nosso pingo paulista!

  9. fq
    Posted July 6, 2008 at 12:21 pm | Permalink

    ah so pra esclarecer oq falei acima , parecer com o sandro “falando” – nao é o falando caraaa, rs – é bom, n foi num tom de ironia, é bom esclarecer ja q fofocas tem voado e distorcido mto do q tenho dito por ai.

  10. Nana Lima
    Posted July 6, 2008 at 12:25 pm | Permalink

    Bem dito!
    Duras palavras no início, mas verdadeiras e que nos leva a refletir.
    O homem sonha com grandezas, e Deus com o plano Dele para Sua glória…
    Deus o abençoe!

  11. Posted July 6, 2008 at 3:39 pm | Permalink

    fq tá com medo….rsrsrs…..

  12. fq
    Posted July 6, 2008 at 10:58 pm | Permalink

    medo nao, cansado.

    falar A e nego criar Z e nao por falta de falar de forma inteligivel, mas pq preferem entender Z , assim fica + facil digerir algumas coisas.

    to bemmmmmmmmm cansado

  13. Posted July 7, 2008 at 3:14 pm | Permalink

    A igreja hj possui muitos modismos, e acabamos frequentando hj por varios motivos, menos o principal que é adorar a Deus. Nao deveria haver hj igrejas pra galera undergroud ou para jovens ou para mais idosos, deveria haver uma igreja, onde as diferenças nao e tornassem simbolos de pecados como tem acontecido.

    Gostei do blog, dois livros que vc está lendo eu tbm estou, um até fiz um resenha (as memorias do livro), o outro estou lendo (a vvd sobre o cristianismo). abs

  14. Posted July 8, 2008 at 8:40 pm | Permalink

    Feliz aniversário atrasado… =)

  15. Posted July 11, 2008 at 4:19 pm | Permalink

    Acabei de escrever um post no meu blog sobre o tema.
    Da uma olhada lá.

    http://tinyurl.com/58zy2g

  16. Emerson Silva Oliveira
    Posted July 14, 2008 at 4:17 pm | Permalink

    Deixa eu entender…. digamos que não exista realmente igrejas emergentes, que na realidade as igrejas que possuem costumes cool’s tem o mesmo papel de igrejas como as normais com a diferença de ter membros cool’s….? O que se tem por uma igreja normal (comentada durante o texto)?

  17. LUIZ HENRIQUE LOURENÇO
    Posted July 23, 2008 at 11:36 pm | Permalink

    Caro amigo, ao ler seus textos observei que és uma pessoa inteligente, mas que entende os textos bíblicos mais naturalmente, que espiritualmente, certas passagens você generalizou, não faça isso, principalmente quando se refere ao falar linguas estranhas, que é uma dádiva dada por Jesus (individualmente) e não por atacado. Esse negócio de Igreja Emergente,para mim não deixa de ser mais uma nova moda, pois a Palavra de Deus é que discerne todas as coisas para nós, agóra se tem quem a torce, a prória PALAVRA tem subsidios para condenar.

    abraços

  18. Posted August 30, 2008 at 10:24 pm | Permalink

    Brother, confesso que estive preocupado com esse novo nome, essa nova marca, “Emergente”. Até comentei com meu querido Thiago Mendanha sobre o perigo de empregar formas religiosas revolucionárias para se dividerem mais pessoas…
    Não me preocupo mais, porque sei que o Espírito Santo tem trabalhado na vida de quem tem deixado ele agir à descobrir-se as reais verdades sobre o Evangelho!
    Contudo, muitos querem se intitular “revolucionários”, mas não nos cabe isso. Pra quê revolução? Só temos que crer e fazer valer a vida de Jesus para tantos…
    Parabéns pela voz!
    Um grande abraço!

  19. Jeremias
    Posted September 8, 2008 at 6:51 pm | Permalink

    kra ta de parabens pelo blog … pela sxc q Deus t use cada dia masi ….. EH mto edificante pra mim ler textos como este e outros que mexe com o q tem dentro da gente

    espero em breve poder t ver…

    abração Jeremias

  20. Posted September 23, 2008 at 6:33 pm | Permalink

    Será que Deus é fundamentalista? Será que Deus é Neo petencostal? Tradicional? Liberal? Ou melhor, SERA QUE DEUS É UNDERGROUND? Só uma coisa eu posso afirmar: DEUS É AMOR!!! Será que nos compreendemos isso na sua inteireza? Ninguém sobrevive sosinho no reino de Deus e uma igreja sem unidade também não subsiste, não existe dificuldade em julgar errado aquilo que “achamos” errado, mas será que o que achamos é o que Deus acha? Existe muita gente colocando palavras na boca de Deus… a simplicidade do que Deus quer fica tão complicado… nós não nos damos conta de uma única coisa: O AMOR DE DEUS É INCONDICIONAL POR NÓS! Mas nós temos serias restrições a quem pensa diferente de nós, será isso manifestação do amor de Deus em nós? Acho que não… continuamos a não entender a resposta de Jesus ao cumprimento da lei! AMAR A DEUS SOB TODAS A COISAS E AO NOSSO PROXIMO COMO A NÓS MESMOS! Existe mesmo pra muitos um “Deus” pra cada situação que convém… pra cada igreja que convém, seja ela emergente, Underground, tradicional ou o escambal… não fazemos parte de uma igreja, nós somos a igreja! como vc mesmo diz: “O centro da vontade de Deus é o lugar mais perigoso do universo”. Precisamos avaliar nossa condulta, AMAR O PROXIMO é fazer missões no sentido mais amplo da parada, o Centro da vontade de Deus é isso… SERA QUE NOS COVÉM?

    Apoio vc no seu texto, isso aew!

  21. Posted October 3, 2008 at 5:49 pm | Permalink

    É incrível como as pessoas gostam de rótulos, e pior ainda de se identificar com rótulos. Acho muito massa esse movimento todo de repensar a igreja como tem acontecido, mas essa coisa de querer rotular e de pessoas chegarem e falar “pow, vc é emergente?” ou “pow nessa cidade não tem ninguém emergente.” Isso me dá nos nervos.

  22. Mika
    Posted November 18, 2008 at 8:26 am | Permalink

    Isso mesmo. Nós somos a Igreja. Isso inclui que devemos amar nossos irmãos e não se conformar com esse mundo. Mas transformar pela renovação da nossa mente. Ser de igreja ” emergente” ou “undergraund” não quer dizer nada. Nossas atitudes dizem tudo.

  23. anonimo
    Posted December 25, 2008 at 1:01 am | Permalink

    gostaria de saber se todas as pessoas que comentaram contra já leram algum dos livros seguintes: a mensagem secreta de Jesus, Repintando a igreja, Conspiração Divina/
    São capazaes de seguir o exemplo de Paulo: examinar tudo e reter o que é bom, Sera que não há nada nestes escritos que venha acrescentar no corpo de Cristo?
    Pois acho que muita gente aqui está falando e nem sabe e nunca procurou saber.

  24. Jota Mossad
    Posted December 27, 2008 at 8:28 am | Permalink

    reter o que é bom!!!

  25. alexandre
    Posted January 20, 2009 at 11:32 pm | Permalink

    Acho que qualquer “igreja” (grupo de cristãos que queira se organizar em reuniões de culto e adoração, oração e evangelização), não importa a denominação, mesmo que seja chamada de emergente ou qualquer outro rótulo, merece respeito e liberdade de existir sem ser julgada, pois quem julgará a todos, no fim, será sempre Deus, individualmente. Então cada cristão que procure ler a Bíblia, interpretá-la e compreendê-la como puder e se integrar num grupo com o qual se identifique em termos de visão cristã e compreensão da Palavra. Os nomes ou rótulo não tem nenhuma importância. o que vale é a fé e as obras de cada um, individualmente e também dentro do grupo (igreja) a qual pertence, cabendo todo o julgamento somente a Deus. Então, salve a igreja emergente e as não emergentes também e que todos vivam conforme a visão a que melhor se adpte, com uma busca sincera por sabedoria espiritual e vida cristã, conforme sua própria compreensão da Bíblia e relação pessoal com o Espírito Santo! Pode ser tradicional, protestante, histórica, evangélica, pentescostal, neo pentecostal, underground ou emergente, seja o que for, que possa existir com liberdade para contribuir com a obra de Deus, conforme suas possibilidades e capacidades e dentro da visão e estilo de cada indivíduo ou grupo de indivíduos.

  26. Matheus (Caverna BH)
    Posted March 24, 2009 at 12:17 pm | Permalink

    Fala Jota ! Isso mesmo, concordo com o que vocë escreveu ! Temos de evitar essa tendencia de criar um “novo” que se diz superior ao “antigo”, o que na verdade sempre foi chamado de seita pela Ciencia da Religião
    Abraço e Deus abençoe sua vida.

  27. Jrblack
    Posted April 14, 2009 at 10:53 am | Permalink

    Bom cara, acho muito interessante as suas idéias e são muito validas sim manão, mas não acreditar em igrejas ou movimentos é normal,e que a humanidade sempre teve uma seria “tara” por rótulos isso é inegável e através dos anos isso se comprova, mas podemos resistir a isso levantando a bandeira do equilíbrio ou moderação como nos é proposto em Timótio, estou numa igreja cujo algumas idéias de liderança não me agradam as vezes, mas estou cumprindo o que e cabe dentro daquele grupo e disseminando as ideias que considero equilibradas e bem fundamentadas através das ferramentas que me são oferecidas, mas enfim.
    SOMOS BENÇÃO CARA!!
    EMERGENTE, UNDERGROUD, BLABLABLA……

  28. Natã
    Posted May 16, 2009 at 2:55 am | Permalink

    Elianderson: “ficou uma coisa martelando em minha cabeça:
    porque existe tanta necessidade em ser cool?”

    Sinceramente, acho que é porque a galera só liga pro exterior. Saber de Reino na sua verdade ninguém tá afim, querem só a parte boa. No lugar de se unirem, trazerem a tona a real unidade da Igreja na Terra não precisa, é cafona hoje em dia, já foi o tempo que deveríamos ser um [tsc tsc, sarcasmo].
    Depois os bonecos perguntam porque tarda o pleno avivamento…

  29. edilon
    Posted August 16, 2009 at 2:25 pm | Permalink

    estamos errando muito isso não é novidade para ninguém ao buscar uma solução precisamos ter o cuidado para não trazer mais problemas se com uma liderança histórica e cheia de regras as vezes até ortodoxa estamos deixando a desejar,imagine com maior flexibilidade bem mais aberta que é a proposta; amigos e irmãos entendo que não é trazendo novas regras é cumprindo, “discutindo ”
    acompanhando e fazendo como os bereinos faziam
    estamos nos ultimos dias temos esvaziar a laodicéia e não enche-la.Ap 3:20.Deus nos ilumine em um momento tão especial da igreja.amem

3 Trackbacks

  1. [...] Jota escreveu um belo post sobre este assunto em seu [...]

  2. [...] Jota escreveu um belo post sobre este assunto em seu [...]

  3. By Cora Linna Monteiro on November 4, 2009 at 11:24 am

    http://bit.ly/MYMty /… seja o que for, que possa existir com liberdade p/ contribuir. Alexandre

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>